PREVENÇÃO E MANUTENÇÃO

A manutenção preventiva do veiculo de uma forma geral é muito importante principalmente quando o assunto diz respeito a transmissão automática.

Aqui faremos alguns esclarecimentos sobre como cuidar melhor do seu carro equipado com transmissão automática.

       FILTROS E FLUIDOS

 

A manutenção preventiva é um dos principais cuidados básicos para o bom funcionamento da transmissão automática, e a falta dela é um dos principais causadores de problemas. A troca de filtros e fluidos contribui para mante-la em perfeito funcionamento.

Todo veiculo equipado com essa tecnologia exige uma atenção especial nesta área e a substituição desses dois itens é fundamental para o bom funcionamento de todo o sistema.Sempre procure por serviço técnico especializado e comprovado e jamais ultilize outro tipo de fluído ou peças que não sejam as originais e recomendadas pelo fabricante.

Lembre-se que nenhum fluido é vitalicio e sua substituição no prazo estipulado fará toda a diferença para manter seu patrimonio sempre em perfeito funcionamento.

       ALAVANCA SELETORA
 

A correta ultilização da alavanca seletora de marchas é de extrema importância para o bom funcionamento da transmissão automática.

Muitos dos problemas identificados em vários tipos de veiculos podem ser evitados com algumas dicas básicas de ultilização da alavanca.

Cuidados devem ser tomados em vias de subidas ou descidas muito elevadas e ingremes,assim como veiculos com reboques e também blindados pois esses, devido à sua carga extra de peso exigem do condutor uma atenção especial e uma estratégia de uso diferenciada.Muito cuidado em relação ao uso do Neutro ou "N" este é apenas recomendado para pequenas manobras e em curtas distâncias.Em situações de transito intenso mantenha a alavanca em "D" e o veiculo freado ou desligue o motor.

       ARREFECIMENTO

 

Para o melhor funcionamento da sua transmissão automática é muito importante manter a manutenção preventiva geral do veiculo sempre em dia,principalmente o sistema de arrefecimento.

As transmissões automáticas geram calor e trabalham aquecidas principalmente devido ao acoplamento ser via fluido(conversor de torque) em alguns casos acima de 100 graus celsius.

O motor compartilha com a transmissão seu sistema de arrefecimento sendo assim necessário manter a manutenção correta nos prazos estipulados pelo fabricante.

A substituição de liquido de arrefecimento,a aplicação de aditivo refrigerante e a verificação periodica de mangueiras,selos do motor,bloco e bomba d'água entre outros possibilitam o melhor controle e evitam danos as vezes irreparáveis a sua transmissão automática.

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